Mais de 8 mil urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano em MT são lacradas pelo TRE

Mais de 8 mil urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano em MT são lacradas pelo TRE

Mais de 8 mil urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano em Mato Grosso estão sendo lacradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Elas serão preparadas com dados dos eleitores e candidatos.

Conforme o tribunal, esse processo é chamado de cerimônia pública de carga e lacre das urnas eletrônicas. É nesse procedimento que as urnas são preparadas para a utilização nas eleições.

A imprensa foi convidada a participar e a ideia do TRE é dar transparência à organização das eleições e à segurança do sistema de votação. O procedimento será feito nas 8.858 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022, nas 57 zonas eleitorais do estado.

Participam também representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT). Neste primeiro momento, o calendário é referente ao primeiro turno do pleito, que ocorrerá no dia 02 de outubro.

​Além das cerimônias de carga e lacre, são realizados os procedimentos de geração de mídias e de conferência visual das urnas eletrônicas. Os eventos ocorrerão até o dia 30 de setembro.

Fonte:G1-MT.