Câncer de próstata: saiba como reconhecer os sintomas

Câncer de próstata: saiba como reconhecer os sintomas

O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de próstata, os riscos e formas de prevenção. A doença é mais comum em homens mais velhos, mas é importante que todos fiquem atentos e realizem os exames necessários.

De acordo com o Governo Federal, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais recorrente entre os homens, é como se a cada três anos, mais de 65,8 mil novos diagnósticos fossem feitos. A prevenção é realizada por exames, mesmo assim, tem homem que ainda tem receio.

Segundo o oncologista, Eduardo Romero, no caso específico de câncer de próstata, ainda há preconceito em relação ao rastreamento.

“Só o exame de sangue não é válido, tem que ser associado junto ao exame de toque”, ressaltou.

De acordo com oncologista, o câncer de próstata, assim como o de mama, é uma doença que tem uma relação muito grande com a questão hormonal e o estilo de vida.

“Falta de atividade física, obesidade, sobrepeso e alimentação inadequada são fatores de risco muito importantes para o câncer de próstata”, explicou.

Os sintomas mais comuns da doença são:

  • Necessidade de urinar com mais frequência, particularmente à noite
  • Dificuldade em começar a urinar
  • Fluxo fraco e demorado
  • Sangue na urina ou sêmen
  • Disfunção erétil

Tratamento

Existem várias opções de tratamento disponíveis e o seu médico poderá aconselhá-lo sobre qual pode ser a mais adequada.

Se o câncer estiver em um estágio inicial e não estiver causando sintomas ou crescendo rapidamente, pode ser possível mantê-lo sob vigilância ou "observar e esperar".

Alguns cânceres de próstata podem ser curados com tratamentos como cirurgia e radioterapia e a terapia hormonal também pode retardar o crescimento do câncer.

Também pode ser possível destruir células cancerosas com o uso do frio extremo (crioterapia) ou ultrassom focalizado de alta intensidade.

Fonte: G1 MT.